Skip to content

O amor está no ar e no comércio

Coincidindo com o dia de início da Copa do Mundo, o dia dos namorados exige habilidade dos lojistas para não perderem vendas.

Postado em: 04/06/2014

Repórter: Valéria Fabri

Esse ano, o dia mais esperado pelos casais apaixonados divide espaço com outra paixão dos brasileiros: o futebol. O dia 12 de junho foi escolhido como data de início da Copa do Mundo. E o comércio está fazendo campanha para que os apaixonados não deixem o presente para a última hora.

Uma campanha criada por uma marca de cerveja organizou o #Movimento11 para antecipar o dia dos namorados .

Segundo Sérgio Costa de Paula, superintendente do Sindicomércio Juiz de Fora, o dia dos namorados já estava previsto no calendário do comércio desde o ano passado “a Convenção Coletiva do Trabalho assinada em novembro de 2013 já previa a data especial comemorativa do dia dos namorados”.

No dia dos namorados a maioria do comércio deve estar fechada por causa do jogo do Brasil. O Superintendente do Sindicomércio acredita que isso não será um problema para os consumidores “eles já estão preparados para isso, acredito que não vão deixar para comprar os presentes na última hora”.

Sérgio comentou sobre a importância de datas comemorativas para o comércio “o comércio, principalmente o de varejo, vive de datas comemorativas, eventos, fora isso ele precisa superar dificuldades”.

A sugestão de mudança do dia dos namorados desagradou muitos casais. A estudante Brenda Fernandes não vai alterar o dia da comemoração “Não vou comemorar o dia dos namorados em outra data só por causa da Copa”.

Veja aqui as origens históricas do dia dos namorados

 

Os presentes preferidos

O Sindicomércio de Juiz de Fora divulgou uma pesquisa apontando quais são os presentes mais procurados pelos casais nesse dia dos namorados. Roupa é o presente escolhido pela maioria (38,08%), seguido de cosméticos (9,23%) e joias (7,69%).

A pesquisa aponta ainda que a pretensão de gastos da maioria dos casais varia entre R$ 50 e 100 (28,63%), mas muitos apaixonados preveem gastos um pouco maiores. Cerca de 24,38% dos entrevistados pretende gastar acima de R$200 com o presente.

Ainda que não seja o presente mais procurado, o chocolate é sempre lembrado pelos casais nessa data. Com 4,62% da preferência dos apaixonados, os lojistas do ramo apostam no sucesso dos bombons com um arranjo especial para esse dia. Aline Marques da Costa é sócia da uma loja LineMace Sweet Art, especializada em doces e lembranças de festas. Para ela, a delicadeza das lembranças é o que mais atrai os namorados “estamos produzindo cestas temáticas com doces e afins, além de caixinhas decoradas para presentes ou lembranças, nossa meta é unir o artesanato aos doces”. Ela ressalta a importância da apresentação do produto para atrair os clientes no ambiente online “a apresentação do produto que será divulgado, detalhes no acabamento, isso faz muita diferença pra quem vende pela internet. Os clientes são atraídos pela beleza, principalmente quando se trata de presentes, a primeira impressão é a que fica não é mesmo?!”.

Confira abaixo doces da loja inspirados na data:

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: