Skip to content

Projeto da Justiça Eleitoral busca solução para aumentar número de mesários nas Eleições

Postagem por Rafaela Carvalho – 09/04/2014

As eleições presidenciais se aproximam e a preocupação com o futuro do país aumenta. Os brasileiros começam a pensar nos possíveis candidatos, enquanto a Justiça Eleitoral busca alternativas para encontrar cidadãos dispostos a colaborar como mesários no dia das eleições.

Assim surgiu o projeto Mesário Voluntário. Com o objetivo de incentivar o voluntariado voltado às prestações de serviços eleitorais nas mesas receptoras de votos, o projeto, criado em 2004, busca a ampliação do número de colaboradores da Justiça Eleitoral, de forma consciente e espontânea.

Juiz de Fora é dividida em regiões nos dias de eleições. São seis cartórios eleitorais que necessitam, em média, de 800 mesários cada, o que resulta em aproximadamente 4800 pessoas, segundo o cartório da 315 Zona Eleitoral da cidade.

Mas ainda é difícil encontrar tantas pessoas dispostas a atuar. O baixo número de cidadãos cadastrados para exercer o cargo de mesário voluntário no dia das eleições acarreta uma maior necessidade de convocação de eleitores para cumprir a função, o que pode comprometer o bom andamento dos trabalhos, já que a pessoa é convocada pela Justiça e é obrigada a ir por não poder descumprir o chamado.

A economista Daniela Vieira é mesária voluntária, e acha que a função é uma maneira de colaborar com o país e que a convocação é o único modo de ter um número suficiente de colaboradores, mas discorda que seja uma obrigação. “Não acho que seja um dever, mas é um serviço que a gente pode prestar. Se cada um pudesse fazer alguma coisa pra ajudar, seja em Zona Eleitoral, seja em segurança, higiene, ou algo que contribuísse pro nosso país ser melhor, seria maravilhoso.”

Os benefícios de ser Mesário Voluntário

Idoso é mesário voluntário em Belo Horizonte. Fonte: Divulgação TRE-MG

Idoso é mesário voluntário em Belo Horizonte. Fonte: Divulgação TRE-MG

Além de colaborar para o bom andamento das sessões eleitorais no dia das eleições, o cidadão ainda tem a oportunidade de receber alguns benefícios pelo exercício da função. “O mesário tem direito ao dobro dos dias trabalhados na eleição. Seja ele funcionário público ou de empresa privada, tem direito a dois dias de folga. Além disso, em alguns concursos públicos, ser mesário é critério de desempate.”, ressalta Jordana Simão, chefe da 315 Zona Eleitoral de Juiz de Fora.

Para Jordana, o trabalho dos voluntários é importante justamente por ser um ato espontâneo e consciente socialmente por parte desses eleitores. “Nós gostamos muito de trabalhar com mesários voluntários porque, como o próprio nome já diz, ele está vindo voluntariamente prestar serviços para a Justiça Eleitoral.Muitas pessoas não têm essa simpatia, essa boa vontade de trabalhar um dia inteiro, porque é um trabalho de extrema responsabilidade. Mas, ao mesmo tempo, temos uma gama de pessoas que gostam de trabalhar porque se encontram com colegas, vizinhos, parentes…”

A mesária voluntária Daniela Vieira acredita que muitas pessoas não gostam de ser convocadas como mesárias por acreditarem que o trabalho é cansativo e não traz nenhum benefício. “Tem o estereótipo de ser chato, de ser um dia perdido. Ninguém conhece os benefícios. Se houver segundo turno, por exemplo, são quatro dias de folga que a pessoa tem direito, e o mesário ainda ganha tickets de alimentação.”

Ela completa incentivando as pessoas a se candidatarem como voluntárias. “O governo te dá uma contrapartida interessante por apenas um domingo que você passa trabalhando, podendo conhecer novas pessoas, interagir e ainda fazer algo pelo país.”

Para se candidatar, o eleitor pode se cadastrar em qualquer cartório eleitoral antes das eleições ou acessar o site do TRE de Minas Gerais. Ouça o áudio da entrevista completa com a chefe do cartório eleitoral da 315 Zona Eleitoral de Juiz de Fora, Jordana Simão.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: