Skip to content

Começa circuito de festas rurais de Juiz de Fora

Postado em 02 de junho de 2014

Repórter: Iara Campos

Tradição de cerca Cover 2de 30 anos, o circuito de eventos rurais de Juiz de Fora teve início neste final de semana. A abertura foi no distrito de Humaitá, onde houve shows musicais, atividades de lazer para as crianças e barraquinhas com comidas, além da programação específica do torneio: ordenhas, palestras, inscrições para mecanização agrícola e a premiação dos vencedores.

A festa não é só para os produtores rurais, a comunidade também participa ativamente. A do lar, Elisângela Tomaz que mora em Humaitá não perde um dia. Com seus dois filhos pequenos ela aproveitou a festividade. “Está melhorando bastante, cada ano fica mais animado. Gosto de tudo, do torneio, das barraquinhas… é sempre bom também para as crianças”, comenta.

O torneio leiteiro

O objetivo geral do evento, segundo o chefe do departamento de informação e promoção rural da Secretaria de Agropecuária e Abastecimento (SAA) de Juiz de Fora, Marcos Junqueira é o melhoramento genético do rebanho do município, o que culmina não só no aumento da produção,DSC08530 mas também da qualidade do leite da região.

Estatísticas disponibilizadas pela Secretaria de Agropecuária e Abastecimento indicam que o distrito de Humaitá, na primeira edição em que participou, há 24 anos, teve a média de produção de todos os animais ao longo do torneio de 55 quilos de leite. No último ano, a vencedora do concurso produziu sozinha 50 quilogramas. “O rebanho foi melhorado consideravelmente porque existe a troca de experiências. A gente fornece palestras, instrui quanto a questões de qualidade do leite e higiene, além de ter o programa de pró-genética, que disponibiliza o sêmen para os produtores fazerem o melhoramento genético do seu rebanho”, explica Marcos.

O circuito continua até setembro e os produtores rurais que vencerem as etapas de competição ao longo dos torneios conquistam o direito de participar do evento maior do município, que é a 62ª ExpoFeira Agropecuária, que será nos dias 6 e 7 de setembro.

Veja aqui a programação completa do circuito.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

 

 

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: