Skip to content

Horário de verão: aumento ou redução da energia elétrica?

foto

Nathália Corrêa e Raíssa Ferreira

Postado em 23 de outubro

O horário de verão começou nesse mês de outubro para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.  Por essas regiões estarem mais distantes da linha do equador,  os dias se tornam mais longos e as noites mais curtas. Assim, o horário de verão se torna mais eficiente. Nas regiões próximas à linha do equador, os dias e as noites têm duração igual ao longo do ano, e a implantação do horário de verão nesses locais traz muito pouco ou nenhum proveito.

Com o adiantamento do relógio em uma hora, o consumo de energia elétrica diminui e a energia solar é mais aproveitada. Na última adoção do horário de verão, o consumo de energia foi de 4,5% no período de pico das regiões que o adotaram.

Ian Garcia Coelho, funcionário da Cemig explica que o horário de verão foi criado justamente com o objetivo de reduzir o consumo da energia elétrica. No áudio abaixo, ele explica que essa redução gera uma economia  que favorece principalmente os comerciantes no horário de pico, entre as 18h e 21h.

Porém, mesmo que o consumo de energia elétrica seja reduzido, pelo menor tempo em que as luzes ficam acesas, há um aumento térmico. Devido a esse aumento da temperatura, muitas pessoas usam eletrônicos para sua melhor comodidade, como o ar condicionado, por exemplo. Por isso, essa redução na conta de luz não é imediata. Danilo Pereira Pinto, coordenador do Laboratório de Eficiência Energética da faculdade de Engenharia da Ufjf, explica o motivo pelo qual a conta de luz não fica mais barata.

No áudio abaixo o economista, Rafael Junqueira, afirma que há sim uma redução nos gastos relacionados a energia por parte dos brasileiros nessas épocas do ano. Mesmo que muito pequena, a redução existe e o reflexo é na economia brasileira.

Entenda a partir dos gráficos abaixo, como se dá o consumo de energia elétrica no país com o horário de verão.

grf 1

grf2

grf 3

grf4

O JF Hipermídia perguntou para algumas pessoas o que elas acham do horário de verão e se elas notam essa diferença de custo na conta de luz. Confira o que elas responderam no vídeo abaixo.

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: