Skip to content

Os Santos da Igreja Católica

O Brasil é um pais tradicionalmente católico. Por isso, quase diariamente, são comemorados dias de santos. Eles são padroeiros de cidades, de objetos ou até de determinadas profissões ou estilos de vida e, em muitas vezes, são responsáveis por uma coisa que o brasileiro gosta muito, os feriados. Mas será que você já parou pra se perguntar o que seria um santo?

Segundo definição bíblica, santo é todo aquele que é separado para Deus e ocorre com qualquer pessoa que é nascido de Deus. Ser santo não tem a ver com pessoas especiais escolhidas pela igreja, mas sim de pessoas que pela fé entregaram suas vidas a Jesus Cristo e creem na sua obra, como explica o Padre Pierre Mauricio de Almeida:  “ Santo nada mais é do que aquelas pessoas que optaram por viver radicalmente uma vida de acordo com  que o evangelho de Jesus Cristo ensina” (veja abaixo a entrevista completa com o Padre Pierre)

imagesHá mais de dez mil santos e beatos no catolicismo. Hoje, por exemplo, os católicos comemoram o dia de São Pio X. Ele é considerado o patrono dos dos peregrinos enfermos. Segundo o Pierre essas atribuições geralmente são datas por causa de coincidências na vida dessas pessoas que acabam virando tradições populares. Santo Antonio, padroeiro de Juiz de Fora, por exemplo, é considerado um santo casamenteiro. Essa fama veio quando ele, em vida, pagou um dote para uma moça se casar.

sdafas

Teólogo Fransergio Garcia da Silva

Mas a adoração dos católicos aos santos ao olhar de alguns não é benéfica. Ela é um dos motivos que causam divergência entre eles e evangélicos, pois, para eles, na bíblia essa atividade é condenada por Jesus.

Segundo o Teólogo e Seminarista Fransergio Garcia da Silva, a igreja católica também desaprova alguns formas de adoração, mas como, muitas vezes ela vem da tradição popular, fica dificil mudar isso, “em alguns casos os fieis elevam os santos em uma posição superior a Deus. Mas eles são apenas humanos”. Ainda segundo ele, os santos, por mais que muitos acreditem, não realizam milagres.  “Na teologia católica o santo se assemelha a Deus, mas eles são apenas intercedem à Deus pelo povo. Quem realiza o milagre é Deus”.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: