Skip to content

Filosofia e reflexão para alunos e professores no XIX Seminário de Iniciação Científica

Por Karina Klippel publicado em 23/10/13 O Seminário de Iniciação Científica (Semic) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) é o maior evento da instituição. Este ano, o encontro está em sua 19ª edição e traz muitas reflexões sobre a prática de trabalho em diversas áreas. O credenciamento dos participantes começou esta manhã e contou com a presença de vários alunos.

DSC_0470

Stand principal do XIX Seminário de Iniciação Científica e local de realização do credenciamento (Foto: Karina Klippel)

Durante todo o evento, que acontece entre os dias 23, 24 e 25 de outubro, palestras, homenagens vão reunir alunos e professores na Praça Cívica da Universidade. A partir das 17h desta quarta-feira inicia-se a cerimônia de abertura do evento, no anfiteatro das reitorias. E junto à cerimônia acontece um coquetel de abertura da exposição “Antártica – a última fronteira”, no hall da Biblioteca Central. No entanto, para alguns alunos, as atividades do Semic já começaram esta manhã. Entre as 8h e as 17h os participantes inscritos no evento podem fazer o credenciamento, para retirada do kit e do crachá daqueles que se inscreveram e vão apresentar trabalhos,  na Praça Cívica da Universidade. Durante o mesmo horário, quem ainda não se inscreveu, pode fazer o cadastro. No entanto, não vai receber o kit brinde do evento como aqueles que fizeram a inscrição previamente no site.

DSC_0485

Organizadores do evento, na manhã desta quarta-feira com os kits para os participantes. (Foto: Karina Klippel)

DSC_0483

Alguns participantes durante o credenciamento, pela manhã. (Foto: Karina Klippel)

Para alguns dos alunos, o evento representa uma oportunidade de expor seus trabalhos e mostrar a pesquisa que vêm realizando dentro da Universidade. É o caso do aluno e professor do Estado, João Carlos Clemente, que realizou o credenciamento nesta manhã e conversou com a gente sobre a importância de participar do evento. (Ouça)

DSC_0473

João Paulo logo depois do credenciamento. (Foto: Karina Klippel)

Para João, que participa pela segunda vez do Seminário este ano, apresentar a pesquisa que desenvolve há quase três anos é uma oportunidade de refletir sobre seu trabalho e ainda trocar conhecimentos com outros pesquisadores. Ele diz, que na maioria das vezes, tanto como estudante quanto como profissional, a prática é o foco de qualquer área. No entanto, esta veia filosófica que eventos como este fazem surgir, criam a oportunidade de refletir sobre tudo o que se vive cotidianamente no trabalho.

DSC_0478

joão Clemente com o kit brinde do evento, logo após credenciamento e entrevista. (Foto: Karina Klippel)

Já a pró-reitora de pesquisa e também professora Marta D’Agosto acredita que no Semic a pesquisa que está em destaque é aquela realizada pelo aluno. No entanto ela relembra a importância da orientação, do papel do professor enquanto condutor de todo este processo.  “Não pode-se esquecer o papel do professor como guia de ensino, sua prática dentro de sala de aula e sua relação com o aluno, que são de grande valia”. Para ela, a reflexão está voltada para esta relação professor aluno que é tão importante quanto a pesquisa, que agora é apresentada. Portanto, o processo para ela representa a força motriz de tudo o que é apresentado até o dia 25 de outubro na Praça Cívica da UFJF. Toda a programação do Seminário está disponível no site da Secretaria de Comunicação da UFJF (Secom). Exposição Durante a abertura do evento, também acontece o coquetel de abertura da exposição “Antártica – a última fronteira”, no hall da Biblioteca Central. A Mostra reúne fotografias registradas pela esposa do economista, navegador e escritor, Amyr Klink. Marina Klink, a fotógrafa que capturou estas imagens, se inspirou nas cenas da Península Antártica, da Geórgia do Sul e das Ilhas Falkland (Malvinas) durante os últimos 15 anos para realização deste trabalho.

  Serviço A Praça Cívica da UFJF fica próxima à Reitoria, no Campus da Universidade. Os apresentadores dos trabalhos estarão nos estandes das 8h até 12h e de 14h às 17h. Para outras informações, entre em contato com a Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq), organizadora do evento, pelo telefone 2102 – 3784.

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: