Skip to content

A religião como objeto de estudos científicos

Por Ana Clara Campos

Publicado em 12/08/13

Ciência e Religião são assuntos que não costumavam se unir. Mas existem maneiras de estudar a religião de um modo científico. Não no modo exato, de certo ou errado, mas no campo das ciências humanas e sociais, muito mais amplas do que as ciências naturais. Mas você sabe o que é estudado em Ciência da Religião? Veja alguns exemplos:

A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) possui linhas de pesquisa em Religião, Modernidade e Pós-Modernidade; Fundamentos do Ensino Religioso; Religião e Gênero; Religião e Transformações Sociais; Religião, Comportamento e Símbolos; Religião e Produções Simbólicas, Orais e Literárias.

A Universidade Metodista de São Paulo tem como linhas de pesquisa a Literatura e Religião no Mundo Bíblico; Teologias das Religiões e Cultura; Religião e Dinâmicas Sócio-Culturais; Religião e dinâmicas psico-sociais e pedagógicas.

Na Universidade Presbiteriana Mackenzie as pesquisas são em Estudos Interdisciplinares do Campo Religioso; Protestantismo, Cultura e Sociedade.

Podemos observar que diversos cursos de Ciência da Religião são oferecidos por faculdades ou universidades que foram criadas seguindo uma tendência religiosa, como o catolicismo, o metodismo e o presbiterianismo.

Na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e na Universidade Federal da Paraíba (UFPA), como universidades criadas por um Estado considerado laico, os estudos são mais generalizados, com relações entre religião e cultura, sociedade, filosofia e psicologia.

Na (UFPA), estuda-se Educação e Religião; Espiritualidade e Saúde; Religião, Cultura e Sistemas Simbólicos; Abordagens Filosóficas, Históricas e Fenomenológicas das Religiões; Literatura e Sagrado.

Os estudos da religião em Juiz de Fora

A cidade de Juiz de Fora possui diversidade religiosa, com igrejas católicas, evangélicas, centro budista, associações espíritas e muçulmanas. Tradicionalmente, não é tão ligada ao catolicismo como outras cidades mineiras.

Na UFJF, o programa de pós-graduação em Ciências da Religião possui as seguintes linhas de pesquisa:

– Campo Religioso Brasileiro: características das religiões brasileiras (movimento espírita, religiões afro-brasileiras, catolicismo, protestantismo), além de suas relações com a sociedade e a cultura no Brasil;

– Abordagens Filosóficas e Psicológicas da Religião, em que se estuda as manifestações religiosas e a religião como forma de busca existencial pelo sentido;

– Religiões e Diálogos: envolve o pluralismo religioso, a laicidade, o ecumenismo;

– Religião e Espaço Público: estuda a religião em sua relação com a cidadania, os estilos de vida, a saúde e a terapêutica.

De 16 a 19 de setembro será realizada a 2ª Semana de Ciência da Religião da UFJF, com o tema “Experiência(s) Religiosa(s), Cultura(s) e Modernidade(s)”. Estudantes de graduação e pós-graduação podem se inscrever como ouvintes até o dia 16. As inscrições terão valor de R$10 (até o dia 13 de setembro) ou R$15, no dia do evento.

+ Confira os artigos da Numen, a Revista de Estudos e Pesquisas da Religião da UFJF.

+ Conheça a Sacrilegens, revista dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da UFJF.

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: