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Problemas com internet lenta? Programa monitora a velocidade do seu provedor e gera relatório como prova

 por Victor Carneiro

Quando você clicou nesta matéria, o seu computador enviou informações através do seu provedor de internet. “Sua” internet conectou-se com o servidor do JF Hipermídia, que também enviou informações para seu computador: o conteúdo que você está lendo agora. Por definição, a internet é uma grande rede de troca de dados. Disso todo intenauta sabe – ou pelo menos já experimentou a conectividade e velocidade da rede. Mas e quando essa experiência se torna menos dinâmica e lenta? O cliente que se sentir lesado pela baixa velocidade da internet agora pode contar com o aplicativo “Monitor Banda Larga”, que além de medir, gera um relatório sobre as falhas do provedor.

46,5% dos brasileiros têm acesso a internet, são 77,7 milhões de pessoas com 10 anos ou mais de idade

46,5% dos brasileiros têm acesso a internet, são 77,7 milhões de pessoas com 10 anos ou mais de idade

As reclamações sobre os provedores de internet, computadas junto com as queixas contra telefonia, lideram o ranking de processos abertos nos órgãos de defesa do consumidor. A maior dificuldades nesses casos é o internauta conseguir provar que o serviço está sendo abaixo do acordado em contrato. Através do programa/aplicativo “Monitor Banda Larga” criado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), “o usuário brasileiro de banda larga fixa a verificar, de maneira fácil, rápida e automática, a qualidade e a velocidade de sua rede”, segundo descreve o site de divulgação do software.

O “Monitor Banda Larga” é compatível com o sistema operacional Windows e oferece três tipos de medição: padrão, automaticamente configurada com a instalação do aplicativo e que realiza testes diários a cada 6 horas; instantânea, que verifica a qualidade da conexão imediatamente e programada, que possibilita a seleção de intervalos de medição a cada 2, 4, 6 ou 8 horas. Após a escolha das opções de medição, o usuário visualizará um relatório simples e objetivo, que indicará a velocidade e qualidade da internet.

Outro diferencial do programa é a possibilidade verificar o melhor canal de Wi-Fi a ser utilizado, caso esteja utilizando uma conexão sem fio e aferir a velocidade real da internet. A maioria dos medidores online, como o Copel Speed Test e o Minha Conexão, considera a maior velocidade ofertada e não a média. Os provedores costumam instalar dispositivos “boosters” em seus modens que podem enganar essas medições,disponibilizando maior velocidade de internet por alguns segundos.

Por lei, os provedores devem ofertar uma média mensal de, no mínimo, 70% da velocidade contratada pelos clientes. A velocidade também não pode cair abaixo de 30% do valor contratado.

Por lei, os provedores devem ofertar uma média mensal de, no mínimo, 70% da velocidade contratada pelos clientes. A velocidade também não pode cair abaixo de 30% do valor contratado.

Descaso

O estudante de farmácia Alexandre Marques já instalou o aplicativo e pretende usa-lo para romper o contrato com seu provedor. “Parece que tenho azar, antes tinha um provedor que era muito lento e resolvi trocar por este – que além de internet oferecia TV a cabo no pacote. Acabou que hoje passo pelo mesmo problema de conexão, internet lenta, e em horas de pico a rede cai”, relata. O estudante _e qualquer consumidor lesado_ poderá levar o relatório do “Monitore sua Banda” ao Procon de Juiz de Fora e abrir um processo contra a empresa.

 

 

 

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