Skip to content

Folia de reis resiste nas Minas Gerais

Do Oriente, uma estrela apareceu anunciando a toda gente que o menino Jesus Cristo nasceu…

Wladimir Stefanon

Postado em 08/01/2014

O dia seis de janeiro é o Dia de Reis e, a história conhecida em todo o mundo é o marco do calendário e entre as montanhas das Gerais, resiste ganha sotaque e ritmo local. Os festejos que recordam o nascimento de Jesus fazem parte da cultura, identidade e religiosidade do povo.

De 24 de dezembro até seis de janeiro, a tradição repassada de pai para filho, ganha lugar nas casas e nas praças onde há um presépio. É a folia de reis, que relembra, por encenações e cantos, o feito dos Três Reis Magos: Baltazar, Gaspar e Belchior. Embora a Folia de Reis exista de norte a sul do Brasil, é em Minas Gerais que teve um maior crescimento, porque nos séculos 18 e 19 aqui estavam as principais cidades do Brasil.

A “Comunidade Quilombola dos Arturos” situada no bairro Jardim Vera Cruz, na cidade de Contagem, região Metropolitana Belo Horizonte possui um grupo folclórico-cultural que divulga as tradições herdadas dos ancestrais por meio da música e dança religiosas de origem africana.

Ao longo de mais de 100 anos, eles vem realizando diversas festas, com sua cultura expressiva e forte religiosidade. A Folia de Reis, no dia 6 de janeiro é a primeira festividade do ano.

Nesse período, um grupo de cantadores e instrumentistas percorre a cidade entoando versos relativos à visita dos reis magos ao Menino Jesus.

Passam de porta em porta em busca de oferendas, que podem variar de um prato de comida a uma simples xícara de café.

A Folia de Reis, herdada dos colonizadores portugueses e desenvolvida nesse local com características próprias, é manifestação de rara beleza.               

Os preciosos versos são preservados de geração em geração por tradição oral.  Os instrumentos utilizados são: viola, violão, sanfona, reco-reco, chocalho, cavaquinho, triângulo, pandeiro e outros instrumentos.

folia1

Em Contagem, região metropolitana de BH, a comunidade dos Arturos mantém a tradição da folia de reis. Foto: Divulgação

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: