Skip to content

Evento de fotografia em Juiz de Fora chega a terceira edição

Por Henrique Oliveira

Postado em 19/08/2013

Exposição no Foto 13

Exposição no Foto 13

As artes visuais ganham espaço em Juiz de Fora com a terceira edição do maior evento de fotografia da região. O Foto 13 começou na última terça-feira e, como nos anos anteriores, a exposição acontece no mês de agosto, data escolhida por ser o mês da fotografia em todo o mundo.

Além das exposições, o evento oferece ao público palestras, oficinas para integrar o público com a arte da fotografia. O Curador Afonso Rodrigues explica que o evento procura, também, integrar o público. Para isso são oferecidas palestras e oficinas para informar sobre a arte fotográfica.

Serão homenageados artistas que se destacaram na cidade pelos seus trabalhos com fotografia como no caso do engenheiro Arthur Arcuri, que esse ano completaria 100 anos, e que, além de conhecido pelo projeto de engenharia do Museu Arte Moderna Murilo Mendes, foi também um grande fotógrafo da cidade.

Na arte contemporânea alguns artistas incluíram exposições interativas para inovar na relação do público com a fotografia. Como é o caso do artista Rodrigo Souza, com a exposição “Sorria”, onde ele coloca o visitante diante das câmeras e busca uma maneira de surpreender e fazer sorrir. “O evento é importante para ajudar a divulgar os artistas que se utilizam da fotografia como meio de expressão”, comenta Rodrigo.

A fotógrafa Camila Marchon expõe no evento seu projeto “Construindo”. Um trabalho interativo com o público que ela pretende seguir por toda a vida, acrescentando, a cada ano, mais material ao projeto.

A comerciante Renata Mendes diz ter se surpreendido com a beleza dos lugares que as fotos mostram. “Fiquei encantada como as fotos do cotidiano mostram cenas bonitas que no dia a dia a gente não repara. Vendo as fotografias eu fiquei pensando quem são aquelas pessoas, que lugar é aquele… Parece que através da foto a gente enxerga a alma do lugar”.

A iniciativa é da Prefeitura de Juiz de Fora através da Funalfa. O Foto 13 está aberto ao público até 13 de setembro, no Centro de Cultura Bernardo Mascarenhas.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: