Skip to content

Mostra de Ginástica e Arte Corporal movimenta a UFJF

Priscilla Helena

Ginástica, dança, vídeos e performances artísticas e esportivas. Quem compareceu ao Ginásio

Alunos da Faefid colocam em prática o que aprenderam durante o semestre letivo (Foto: Priscilla Helena)

Alunos da Faefid colocam em prática o que aprenderam durante o semestre letivo (Foto: Priscilla Helena)

Poliesportivo da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) pôde conferir as apresentações coreográficas que fizeram parte da 31ª Edição da Mostra de Ginástica e Arte Corporal da Faefid. O evento aconteceu nesta terça-feira, dia 20, e recebeu mais de 400 pessoas, entre alunos, professores, funcionários e visitantes.

Além de alunos da Faefid, também mostraram talento no evento, acadêmicos envolvidos em Projetos de Extensão realizados através da Faculdade de Educação Física e estudantes do Colégio de Aplicação João XXIII e de outras escolas públicas do município. A Mostra foi idealizada pela professora e atual coordenadora do projeto Alice Mayer, e conta com o trabalho de duas bolsistas. 

De acordo com a aluna da Faculdade de Educação Física e bolsista do Projeto de Iniciação Artística Keylla Dares, o objetivo principal da Mostra é “expor e divulgar para a comunidade acadêmica e não acadêmica os trabalhos realizados dentro de algumas disciplinas, como Ginástica Geral, durante o semestre”. Segundo Keylla, todos os alunos são convidados, mas é opcional se apresentar. A aluna também ressalta a importância do projeto para o seu crescimento profissional. “A cada semestre recebemos pessoas diferentes, apresentações diferentes. A gente auxilia essas montagens e, pra mim, que quero seguir a área artística é muito enriquecedor”.

A acadêmica Ana Caroline Curcio, que também atua como bolsista no projeto, ressalta que a oportunidade de estar em contato com o projeto lhe mostrou aspectos que, às vezes, não são aprendidos em sala de aula. “Eu tive um envolvimento muito grande com a parte de gestão da Educação Física. Através dele, pude aprender um pouco mais sobre essa área na prática”.

Evento tem como tema a Cooperação pela Água

Evento tem como tema a Cooperação pela Água

A Mostra é um Projeto de Iniciação Artística da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFJF. Este ano, teve como tema a preservação da água, visto que 2013 foi declarado, pela Organização das Nações Unidas (ONU), Ano Internacional de Cooperação pela Água. O objetivo da Campanha proposta pelo ONU é conscientizar a população sobre as limitações dos recursos hídricos do planeta, a necessidade, importância e benefícios dessa cooperação.

Saiba mais sobre a Campanha de Cooperação pela Água

Ana Caroline também destaca a importância do tema das apresentações desta edição: “Devemos nos conscientizar sobre o desperdício e a importância da água para nossa sobrevivência, afinal 70% do nosso corpo é constituído por esse elemento”, afirma a aluna.

 

Sônia Almeida é dona de casa, e pela terceira vez foi prestigiar o evento. “Depois que comecei a vim eu não perco mais nenhum. O clima de descontração é muito bacana. É uma diversão danada isso aqui”, conta Sônia. Já Lucas Gomide, aluno do curso de Geografia, nunca tinha ido à Mostra. Ele foi pela primeira vez assistir o irmão, que acabou de ingressar na Faefid. “Acho que é muito legal essa proposta, porque faz os alunos conhecerem o resto do pessoal da faculdade. Além de ser uma forma descontraída de mostrar o que eles aprenderam nas aulas”.

Luciana Damião é mãe de Patrícia, 13 anos, que também se apresentou na Mostra de Ginástica. Luciana conta que sempre procura incentivar a filha a participar das apresentações que o colégio propõe. “É muito importante inserir as crianças nesse meio da arte. Quando eu era pequena não tinha acesso a nada disso e quero que minha filha tenha. O mais legal é que eles trouxeram um tema importante esse ano que é a água”.

A Mostra de Ginástica e Arte Corporal da Faefid foi criada em 1996, e é realizada tradicionalmente ao final de cada semestre letivo. O evento foi aberto ao público e a entrada gratuita.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: