Pular para o conteúdo

Você conhece o Centro de Ciências da UFJF?

Michele Ferreira
Publicado em: 07/10/2013
 
 

DSC_0004Um lugar para investigar, entender e praticar ciência, desde 2006 a Universidade Federal de Juiz de Fora, fundou o seu Centro de Ciências. Uma iniciativa que surgiu das Pró-Reitorias de Pesquisa e de Extensão, de professores dos Institutos de Ciências Exatas e Ciências Biológicas, do Colégio de Aplicação João XXIII e da Faculdade de Engenharia. O espaço leva os visitantes a despertarem um olhar para a ciência com mais curiosidade, consciência e espírito crítico.

Aprender brincando é um dos lemas do Centro de Ciências, lá é possível encontrar algumas invenções diferentes baseadas na ciência. Existem vários brinquedos-experimentos que ficam no salão de entretenimento interativo. Além disso, o visitante pode conhecer os laboratórios de biologia, química e física, viajar para o espaço com a ajuda do planetário e aprender brincando com a tabela periódica interativa. (Esse roteiro está suspenso até novembro para dar lugar a exposição Cadê a Química?)

A prioridade do Centro também é estabelecer parcerias entre a UFJF e escolas de ensinos básico e superior da região. Contribuir na formação inicial de professores para a Educação Básica em todas as áreas do conhecimento, apoiando atividades de Educação Científica e o trabalho docente em geral. O local também é um museu de ciências, com feiras e exposições do seu próprio acervo ou ao de outros centros.

Alguém aí já decorou uma tabela periódica?

DSC_0069Quando falamos em química, logo nos lembramos da tabela periódica, uma forma de organizar e apresentar algumas informações sobre todos elementos químicos que existem. Como uma das áreas estudadas no Centro de Ciências é a química, esse objeto não podia faltar. Mas não é qualquer tabela, feita de papel ou plástico, o Centro possuí uma tabela periódica gigante, com mais de 3 metros de comprimento e dois metros de altura, totalmente interativa.

DSC_0076Cada quadradinho possui uma amostra do elemento químico ou do mineral correspondente, além de um produto que usamos no dia a dia . Por exemplo, dentro do  elemento  79 Au- Ouro, podemos encontrar uma pepita desse metal e uma aplicação no cotidiano.

Com um monitor touch-screen o visitante pode escolher um elemento específico, e ao tocar em seu símbolo, a luz correspondente à caixa, em que o elemento se encontra, acenderá e no monitor irão aparecer diversas informações e aplicações desses elementos no cotidiano. O visitante também pode acender luzes coloridas para cada grupo específico da tabela: metais, não-metais, gases nobres e hidrogênio. Desse jeito fica até mais fácil decorar a tabela periódica.

Cadê a Química?

O roteiro convencional da centro, com visita ao planetário, salão interativo e laboratórios foi suspenso temporariamente para receber a exposição Cadê a Química? que ocupa agora todo o salão de entretenimento. Sucesso de público, já está no Centro de Ciências há um ano e meio e depois de ser prorrogada duas vezes, fica até o mês de novembro. A exposição foi realizada pela universidade Federal do Rio de janeiro (UFRJ) em comemoração ao ano da Química em 2011.

A atração é um encontro com a química de forma diferente. Uma casa em que cada um dos sete cômodos de uma residência – varanda, sala, dois quartos, cozinha, banheiro e área de serviço – o visitante descobre, de forma imersiva e interativa, os fenômenos químicos acontecem em todos os momentos no dia-a-dia.

DSC_0038No banheiro fica o Chuveiroquê, onde é possível ouvir e cantar músicas com menções diretas e/ou indiretas à química. No vaso sanitário, basta levantar a tampa para conferir tudo o que você sempre quis saber sobre o cocô e nunca teve coragem de perguntar.

Cada canto da casa tem algo que remete a química e que pode ser experimentado pelo visitante. Alguns elementos foram inseridos na exposição original pelo diretor do Centro o Prof. Eloi Teixeira César, que também é professor de química

As visitas podem ser feitas de segunda a sexta em dois períodos, pela manhã, a partir das 8:30 e no turno da tarde começando às 14 horas. É necessário ligar com antecedência e agendar a visita pelos telefones 3229-7606 e 3229-5923.

Veja a galeria!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Entrevista:

Eloi Cézar Teixeira fala sobre o funcionamento do Centro de Ciências, suas atividades e as expectativas para o futuro.

O Centro fica na Rua Visconde de Mauá, nº 300 Bairro Santa Helena

Deixe um comentário

Deixe um comentário